Quem Somos

A Família Salvatoriana é constituída pela Sociedade do Divino Salvador (Padres e Irmãos Salvatorianos), a Associação do Divino Salvador (Leigos Salvatorianos) e a Congregação das Irmãs do Divino Salvador (Irmãs Salvatorianas). A Congregação é constituída por Irmãs que se dedicam em vários campos de atividades, distribuídas nos cinco continentes.
 
Atuam na evangelização em ambientes de pastoral paroquial, saúde e educação, com o objetivo de concretizar o ideal do Fundador da Família Salvatoriana, Padre Francisco Maria da Cruz Jordan, prescrito no Evangelho de João, propondo que “todos conheçam o único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo que Ele enviou”.
 
Aqueles que tiverem instruído a muitos resplandecerão como luz do firmamento, e os que ensinam a muitos o caminho da justiça luzirão como as estrelas por toda a eternidade”. Com esta motivação bíblica, o Fundador nos impulsiona para a vivência da missão educativa salvatoriana.
 
Alemanha no Século XIX
 
As transformações culturais, técnico-científicas e industriais, que provocaram grandes mudanças na sociedade do século XIX, podem ser destacadas como "sinais dos tempos" que desafiaram Padre Jordan, que viveu de 1848 a 1918, a fundar a Família Salvatoriana.
 
Para consolidar seu ideal, ele fundou, no dia 8 de dezembro de 1881, em Roma-Itália, a “Sociedade Apostólica Instrutiva”, formada por Leigos, Irmãs, Padres e Irmãos.
 
Padre Jordan tinha a convicção de que a escola era um espaço privilegiado para tornar Jesus Cristo conhecido e amado. Compartilhando o mesmo ideal, Maria Teresa von Wüllenweber sentiu-se chamada para o ideal missionário, a exemplo dos apóstolos e das mulheres que seguiam Jesus, e encontrou no Projeto de Padre Jordan resposta às suas constantes buscas e ardor apostólico-missionário. Sendo a primeira Irmã Salvatoriana, com o nome de Maria dos Apóstolos, foi a co-fundadora da Congregação das Irmãs do Divino Salvador, recebendo do Fundador, a incumbência de preparar e orientar as futuras Irmãs no carisma e missão salvatoriana.
 
Irmãs Salvatorianas no Brasil
 
A pedido de Dom Daniel Hostin, bispo diocesano de Lages-SC, as primeiras Irmãs Salvatorianas deixaram a Alemanha, sua terra natal, que vivia um clima de intranquilidade e hostilidade, e chegaram ao Brasil no dia 24 de dezembro de 1936, estabelecendo-se em Videira/SC. As Irmãs traziam como objetivo de sua missão: a instrução da infância e da juventude, bem como a pastoral paroquial e da saúde.
 
Nesse contexto, as Irmãs Salvatorianas iniciaram suas atividades no Colégio Imaculada Conceição em Videira-SC no dia 23 de fevereiro de 1937 e, com o passar dos anos, foram estendendo a Missão Educativa Salvatoriana a outros estados brasileiros.
 
Saiba mais sobre as Irmãs Salvatorianas Província de Santa Catarina. 

(48) 3244-0455 | Rua Afonso Pena, 1264 | Estreito | Florianópolis | SC | 88070-650
2012 - 2017
Todos os direitos reservados.