Projeto Contraturno
PROJETO CENTRO DE INTERESSES OU OFICINAS
O Projeto Centro de Interesses ou oficinas terá caráter inovador e a proposta pedagógica objetiva criar condições para que a criança desenvolva hábitos, atitudes de cidadania e habilidades no contraturno escolar. O intuito é aprimorar a capacidade de leitura e raciocínio lógico. A intenção é fazer da aprendizagem um processo ativo, significativo, atraente e vivo que contribua para a construção de saberes e habilidades.

O Projeto aposta no desejo de que cada um assuma responsabilidades e se comprometa com o coletivo. Isto significa optar por um trabalho cotidiano no qual todos possam compreender a lógica que rege a sociedade, entender que ela é sujeita a mudanças e que, numa relação cooperativa, pode-se e devem-se encontrar novos caminhos, percebendo a importância de cada pessoa. Os temas ligados à cidadania, à consciência ecológica, serão apresentados na forma de jogos e também  através das ações concretas, com relação à preservação do meio ambiente.
 

POR QUE UTILIZAR O SERVIÇO DO CONTRATURNO:
Para viabilizar a implementação progressiva de políticas de extensão da jornada escolar de forma a contribuir para a melhoria do desempenho dos estudantes.
 
Para oferecer aos estudantes uma segunda oportunidade de aprendizagem, utilizando materiais e estratégias diferenciadas, interessantes e eficazes.
 

PROPOSTAS PARA QUEM UTILIZAR O SERVIÇO DO CONTRATURNO:
Estudos orientados. 
 
O Contraturno colabora na orientação das tarefas escolares, de 3ª a 6ª feira.  As tarefas enviadas para casa nos finais de semana serão de responsabilidade das famílias, para que possam também acompanhar o processo ensino aprendizagem.
 
Oficina de Linguagem e Leitura
 
  • Oficina de Fluência de leitura. Nessa oficina, os estudantes terão atividades interessantes e lúdicas para desenvolver fluência de leitura e habilidades de expressão oral. 
  • Oficina de Ortografia. Nessa oficina, os estudantes participarão de atividades - inclusive brincadeiras do tipo Soletrando - para desenvolver competências de ortografia.
  • Oficina de Raciocínio Lógico 
O uso de jogos no ensino da Matemática tem o objetivo de fazer com que os estudantes gostem de aprender essa disciplina,  valorizando o conhecimento já existente. Aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo, estimulando a socialização e aumentando as interações com outras pessoas.
 
 
Alfabetização 
 
  • Desenvolver atividades complementares através de materiais lúdicos. 
 
Pequenos Artistas
 
  • Os estudantes poderão desenvolver o Projeto chamado “Pequenos Artistas”. 
A observação de várias personalidades artísticas e de suas particularidades influenciarão os estudantes do projeto a realizarem uma pintura do ser ou objeto que estará sendo observado.
 
Culinária
 
  • Será proposto o desenvolvimento de receitas que visem uma alimentação saudável. 
 
O Projeto Contraturno é um ambiente que oportuniza aos estudantes momentos extensivos de suas vivências escolares através da socialização do grupo, atividades lúdicas e pedagógicas e, ainda, brincadeiras que desenvolvem habilidades motoras e intelectuais.
 
O ambiente conta com salas amplas, biblioteca com acervos que atingem todas as faixas etárias e espaços para recreação, além da disponibilidade de uso de toda a estrutura do colégio.
 
A QUEM ATENDE:

O Contraturno atende estudantes da Educação Infantil nível I (3 anos) ao 5° ano do Ensino Fundamental (10 anos).
 
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
 
Com grande flexibilidade de horários, o contraturno funciona de segunda a sexta-feira das 7h15min às 13horas.
 
Ambientes utilizados:
- Biblioteca 
- Laboratório de Informática
- Parque de Recreação
- Bosque
- Quadras de esportes
- Refeitório com acompanhamento de nutricionista
- Cozinha /culinária

(48) 3244-0455 | Rua Afonso Pena, 1264 | Estreito | Florianópolis | SC | 88070-650
2012 - 2017
Todos os direitos reservados.