A sociedade contemporânea, permeada pelo avanço tecnológico presente em todos os seus setores, bem como pela produção e divulgação de um grande número de informações, exige sujeitos mais autônomos e hábeis para transformar essas informações em conhecimento.
Este contexto exige uma nova postura da escola, que deve oferecer uma formação capaz de instrumentalizar os estudantes a aprenderem a conhecer, a fazer, a viver e a ser, numa mobilização voltada para a formação integrada do indivíduo, uma urgência do século XXI.
Essa instrumentalização constitui o passaporte para a educação permanente.
O Ensino Médio integra a etapa final da educação básica o que significa assegurar a todos a oportunidade de consolidar e aprofundar os conhecimentos apropriados no Ensino Fundamental; aprimorar o educando como pessoa humana; possibilitar o prosseguimento de estudos e dotá-los de instrumentos que permitam continuar aprendendo.
Como etapa final da educação básica, o Ensino Médio, no Colégio Salvatoriano Nossa Senhora de Fátima, situa o estudante como produtor de conhecimento, promovendo o desenvolvimento da sua capacidade de investigação, de interação e de intervenção na sociedade em que vive.
Preparamos nossos estudantes para o trabalho em equipe e para a tomada de atitudes autônomas, responsáveis, éticas e solidárias.
 
ENEM
A ideia de trocar o vestibular pelo ENEM é uma proposta do Governo Federal, surgida em 1998, quando do início da aplicação da prova pelo Ministério da Educação (MEC). Essa ideia foi retomada e será aplicada já com adesão de grande parte das universidades. Algumas adotaram somente essa prova, e outras reservaram um percentual de vagas para ingresso com o desempenho no ENEM.
O Colégio incentiva todos os estudantes do 3º Ano do Ensino Médio a realizar a inscrição, bem como a preparação mais qualificada para a prova. É importante que o estudante consiga se preparar em todas as áreas. Um bom desempenho na prova exige boa organização e bom aproveitamento do tempo. Notas individuais para cada área do conhecimento permitirão aos estudantes compensarem dificuldades em alguma das áreas, com bons desempenhos naquilo que têm mais facilidade. Um estudante com boa competência leitora, habilidade em solucionar problemas e pensamento lógico terá os elementos fundamentais e diferenciadores para o sucesso.
As competências e habilidades propostas pelo Enem têm origem nos Parâmetros Curriculares e LDB vigente.
Para os estudantes de Terceiro Ano, haverá uma aula explicativa da prova, como é estruturada, e a aplicação de simulados para verificar o nível de desempenho  em relação aos objetivos propostos, sendo feita, posteriormente, a revisão e correção desses simulados como forma de reforço.
Também, todos os estudantes recebem um CD com questões das provas aplicadas nos últimos dez anos de ENEM para estudarem.
Nas provas são exigidas o domínio de habilidades e competências conforme descrito nos cinco
Eixos cognitivos:
Dominar linguagens (DL): Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas Espanhola e Inglesa.
Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações problemas.
Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
 
Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

O currículo do Ensino Médio prioriza:
- A produção do conhecimento articulado e integrado;
- O desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas e da expressão oral e escrita, para que o estudante construa argumentações consistentes;
- O aprofundamento dos conteúdos nos estudos, com elevado nível de complexidade.
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